Instituto lança edital para bolsas em economia e meio ambiente

Programa de 12 meses é direcionado a estudantes de mestrado e doutorado

O Instituto Escolhas lançou esta semana o edital de seleção do programa de bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente para 2021. As inscrições podem ser feitas por alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado em Ciências Econômicas no Brasil ou no exterior, interessados em produzir estudos na área de Economia, em sua interface com o Meio Ambiente.

Entre os temas listados estão transições energéticas e energias renováveis; instrumentos econômicos para uma economia de baixo carbono; desigualdades sociais e a garantia de uma transição justa; valoração ecossistêmica; precificação de carbono; finanças verdes e precificação de riscos climáticos e socioambientais.

As inscrições foram iniciadas no último dia 23 de setembro e poderão ser feitas até 25 de janeiro de 2021, com o preenchimento de um formulário eletrônico e o envio dos documentos exigidos para o e-mail institucional do Escolhas.

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.800,00 para estudantes de mestrado e R$ 2.500,00 para os de doutorado. A duração é de 12 meses, prorrogáveis por igual período apenas para os doutorandos.

Para concorrer, os interessados precisam ter concluído o primeiro ano do curso e/ou ter ao menos 50% dos créditos cursados. O processo será realizado em duas etapas consecutivas e eliminatórias, que são a inscrição e a análise dos projetos de pesquisas, desempenho acadêmico, currículo e carta de demonstração de interesse.

Este é quinto edital lançado pela instituição para estimular a produção científica sobre economia e meio ambiente. Veja aqui o edital  e o formulário de inscrição.