EDP testa caminhão elétrico em São Paulo

Modelo da JAC Motors está sendo utilizado em Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos para subsidiar adoção da tecnologia às necessidades da empresa

A EDP fechou uma parceria com a fabricante de automóveis JAC Motors e está testando a utilização de um caminhão elétrico em seus serviços diários de manutenção em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos durante o mês de setembro.

O objetivo da distribuidora é entender melhor os resultados em sua operação e avaliar se as características do modelo iEV1200T são as mais adequadas às suas necessidades. Segundo Nuno Pinto, Head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart, a empresa tem a intenção de ter sua frota totalmente elétrica até 2030, com os atuais testes podendo abreviar esse horizonte temporal.

O veículo 100% elétrico pesa menos de 8 toneladas, tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade, tendo um custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor do que seu equivalente a diesel, informa a companhia, que hoje conta com uma frota de aproximadamente 150 caminhões.

Durante o período de testes, além dos ganhos ambientais, a EDP estima uma redução de 64% nos custos com o abastecimento do veículo, considerando um cenário mais conservador. Na manutenção, a economia pode chegar a 70%.

A linha oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal, que permite que o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria ao tirar o pé do acelerador, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%.

Parcerias – As duas empresas já haviam firmado uma parceria em 2019. Na ocasião, a EDP, por meio da EDP Smart, tornou-se a fornecedora indicada de equipamentos de recarga para os clientes que adquirem veículos da JAC Motors. Além disso, o braço de inovação da companhia elétrica também instalou 30 postos de recarga nas concessionárias da empresa automotiva no Brasil.