A elétrica Furnas energizou na semana passada o novo banco de autotransformadores AT03 de 225MVA da subestação de Campos, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. As obras envolveram a construção de novas infraestruturas de 345/138 kV, além de aquisições de equipamentos e a realocação dos transformadores para a posição definitiva no arranjo da SE.

Com investimento calculado em R$ 22 milhões, o empreendimento reforçará a confiabilidade no SIN, devido à importância estratégica da estação no escoamento de energia proveniente de usinas térmicas localizadas no Norte-Fluminense e na transmissão entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, por meio de cinco LTs de 345kV e oito de 138kV. É previsto um acréscimo de R$ 3,2 milhões à Receita Anual Permitida (RAP) da companhia.

De acordo com a concessionária, para que os transformadores fossem transferidos completamente montados para as novas bases construídas, foram utilizados pistões hidráulicos de 300 toneladas, dormentes e trilhos auxiliares, com acompanhamento feito pelas áreas de Construção, Engenharia e Operação da empresa.