Três ocorrências em subestações no estado do Rio de Janeiro foram responsáveis pelo corte de aproximadamente 1,1 GW de cargas do SIN na tarde da última sexta-feira, 2 de outubro, aponta o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que identificou o primeiro desarme total da SE Rocha Leão às 16:52 horas.
Em seguida vieram os desligamentos das seções de barra A2 e B2 da subestação São José, às 17:58 horas, e da SE Magé, às 18:32 horas, esta última restabelecida após 38 minutos. Já os horários de recomposição das outras unidades não puderam ser precisados pelo ONS, devido às outras ocorrências.
Em nota, a elétrica Furnas, responsável pelos ativos, adicionou a subestação Imbariê ao rol das interrupções no dia e informou que manhã do último sábado, 3 de outubro, energizou a linha de transmissão em 138 kV Vilar dos Teles-São José-Rio Cidade, propiciando às distribuidoras a normalização do sistema de abastecimento aos municípios.
Corte em SP – Já na parte da noite, mais precisamente às 21:06 horas, o Operador registrou o desarme total da subestação São José dos Campos (SP), desconectando 362 MW do sistema. Segundo o levantamento, o restabelecimento das cargas demorou 45 minutos para ser finalizado.