A AES Tietê recebeu o Selo Ouro no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que é concebido para empresas que publicam seus inventários no Registro Público de Emissões, utilizando a ferramenta de cálculo da FGV. Esta é quarta vez consecutiva que a companhia é reconhecida pelo Programa Brasileiro do Greenhouse Gas Protocol pela realização, publicação e verificação externa de seus inventários de redução nas emissões de Gases do Efeito Estufa.
Para Ítalo Freitas, CEO da AES Tietê, o reconhecimento vem ao encontro da estratégia de crescer com um portfólio totalmente renovável, fortalecendo cada vez mais a governança, oferecendo as melhores soluções em energia limpa e contribuindo ativamente para a sustentabilidade do planeta. Segundo ele, por conta disso a empresa tem buscado cada vez mais reduzir as emissões de gases.
O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE. Foi desenvolvida em 1998, pelo World Resources Institute e ainda hoje, é a metodologia mais usada mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. Em 2008, o método foi adaptado ao contexto nacional pelo GVces e pelo WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e o World Business Council for Sustainable Development.