O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Emae, abre nesta terça-feira, 6 de outubro, uma chamada pública para a escolha de empresas interessadas em instalar empreendimentos fotovoltaicos flutuantes no reservatório Billings, na capital paulista. Em agosto, a Agência CanalEnergia já havia anunciado a intenção do governo de abrir a chamada. Os participantes deverão apresentar documentos técnicos, financeiros e ambientais previstos no edital. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a planta piloto instalada no lago da represa mostrou a viabilidade do projeto. Para ele, com a chamada o Governo paulista dá mais um importante exemplo na utilização das energias renováveis, além de gerar emprego e renda para a população.

Serão apresentadas propostas de plantas de geração com potência que variam entre 1 MWp e 30 MWp em quatro locais pré-estabelecidos na Biilings e, após análise dos documentos entregues, a Emae selecionará as melhores propostas, com possibilidade de implantação pelas empresas habilitadas.

Vencido o trâmite necessário junto aos órgãos reguladores, a Emae e os futuros parceiros poderão constituir uma Sociedade de Propósito Específico para viabilizar a implantação das usinas solares fotovoltaicas flutuantes, cuja energia produzida será comercializada nos Ambientes de Contratação Regulada e Livre. A Emae terá uma participação na receita em função da estruturação societária e do negócio a ser constituído.

Governo de SP prepara nova chamada pública para usina solar flutuante