Enel X cria corredor Pan-americano para carregamento de veículos elétricos

Rota elétrica vai abranger 11 países na costa oeste das Américas e ao longo da Cordilheira dos Andes

Viajar em veículo elétrico da América do Norte para a parte mais ao sul da América do Sul agora é uma realidade, graças ao primeiro corredor de carregamento de Veículos Elétricos  da Enel X, abrangendo 11 países na costa oeste das Américas e ao longo da Cordilheira dos Andes. Nesta rota, cerca de 196 pontos de recarga JuiceBox agora são visíveis no aplicativo JuicePass, permitindo que os motoristas carreguem seus carros elétricos ou motocicletas, enquanto também desfrutam de paisagens incríveis, desde Cusco a vistas deslumbrantes dos Andes, geleiras ou lago salgado no deserto do Atacama.

De acordo com Francesco Venturini, CEO da Enel X,  a empresa aceitou o desafio de construir uma rede de pontos de recarga usando a tecnologia JuiceBox e enviar as equipes para os locais mais remotos da América Latina. Segundo ele, o projeto de infraestrutura de longa duração é uma prova do compromisso em promover VEs em todo o mundo, tornando a adoção generalizada da mobilidade elétrica uma possibilidade, mesmo em locais distantes onde as instalações de carregamento de veículos elétricos não estavam disponíveis anteriormente.

O Corredor de Carregamento Pan-Americano 100% Elétrico está em linha com o compromisso do Grupo Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao colocar a economia circular em seu núcleo, a Enel X está envolvida na criação de infraestruturas de carregamento públicas e privadas e serviços inovadores, para superar as barreiras de uso e criar valores econômicos, sociais e ambientais para todos: acionistas, consumidores, empresas e administrações públicas.

Como parte do corredor de carregamento, 220 pontos de carregamento JuiceBox foram instalados e agora estão ativos em 11 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru. Destes, 196 pontos de carregamento são integrados e visíveis no JuicePass, o aplicativo Enel X que permite aos usuários gerenciar todos os serviços de carregamento disponíveis em pontos de carregamento públicos e privados. O aplicativo oferece vários perfis de usuário, dependendo das necessidades dos clientes e do caso de uso: cobrança pública, cobrança no local de trabalho ou cobrança doméstica. O JuicePass também funciona com todas as redes públicas de carregamento compatíveis com Enel X.

Alguns dos lugares icônicos que o trajeto conecta incluem:

Na Argentina: Ushuaia, o lugar com a estação de recarga mais meridional do mundo, Calafate, onde os viajantes podem admirar a Geleira Perito Moreno, e Caviahue, lugar que parece um conto de fadas perto de um vulcão ativo.

No Chile: Torres del Paine, um impressionante parque nacional, e San Pedro de Atacama, uma cidade localizada à beira de um lago salgado no coração do deserto mais árido do mundo.

Na Bolívia: Palacio de Sal, o incrível deserto de sal e hotel de sal.

No Peru: a antiga cidade Inca de Cuzco. Outro ponto de recarga também está localizado na estrada para Machu Picchu.