A Enel X acaba de consolidar a implementação do sistema Utility Bill Management para a Via Varejo. A solução implementada pela Enel X digitaliza a gestão de pagamentos da companhia, organizando em uma plataforma única todas as informações sobre contas de prestadoras de serviços, além de permitir o acompanhamento de consumo de energia, água e gás de todas as unidades da empresa e monitorar indicadores de sustentabilidade. A Via Varejo é a primeira companhia do Brasil a receber a solução de UBM da Enel X.

A gestão das faturas mensais é um desafio para empresas dos mais diversos portes e segmentos e se torna ainda mais trabalhosa para aquelas com operações distribuídas em regiões variadas, como é o caso da Via Varejo. Atualmente, o UBM da Enel X monitora por mês contas de energia de cerca de mil unidades da Via Varejo espalhadas pelo país. No total, são 46 distribuidoras de energia diferentes. Diante dos resultados positivos obtidos até o momento, a Via Varejo está planejando adicionar à plataforma o gerenciamento do consumo de água de suas unidades, além do serviço de contas a pagar, que integrará os dados de pagamento da plataforma UBM diretamente ao SAP da companhia.

A plataforma do UBM também permite o acompanhamento do resultado de iniciativas desenvolvidas pela Via Varejo com foco na redução do consumo de energia, como a modernização da iluminação das unidades, a instalação de sistemas de geração distribuída e a compra de energia no mercado livre, o que permite ter uma visão geral sobre a energia compensada, injetada e os custos evitados. Para  Thiago Hagui, Coordenador de gestão de energia e eficiência energética da Via Varejo, com a plataforma, a empresa vai ter condições de comparar o desempenho energético das filiais, incluindo variáveis como área da loja ou até mesmo as condições climáticas do local.

Ainda segundo Haghui, vai ser  possível acompanhar o desempenho dos projetos que visam o uso eficiente da energia, bem como a redução do custo da sua aquisição. A próxima etapa da implantação da Plataforma UBM consiste no desafio de coletar, de forma digital, as faturas de mais de mil unidades consumidoras, em mais de 140 concessionárias de saneamento básico em todo Brasil, além da integração da ferramenta com o SAP da Via Varejo.

Historicamente, a Via Varejo utilizava um sistema adaptado para gestão de faturas de utilidades, sem uma validação sistêmica dos dados, identificação de anomalias e distorções no padrão de consumo. O recebimento das faturas, em sua maioria, era por via física por meio de malotes enviados pelas filiais, o que era um método que, em tempos de digitalização e modernização, precisava ser revisto. “Com a troca para o UBM e a utilização da base de dados gerada, foi possível aumentar significativamente a habilidade em Gestão de Energia e Utilidades, gerando um processo de relato muito mais confiável, além de tornar a coleta das faturas mais digital e eficiente”, explica Hagui.

Devido ao perfil analítico e estratégico da área, foi possível elaborar um Reporting Interno no PowerBI, utilizando a massa de dados disponibilizada pelo UBM, estreitando os laços com as diversas áreas da companhia e tornando a Gestão de Energia, bem como todos os projetos desenvolvidos, mais transparentes, com resultados e ganhos disponibilizados para toda companhia.