Neoenergia vai oferecer pagamento via Pix a clientes

Opção estará disponível para consumidores que já possuem fatura digital a partir do dia 16 de novembro

As distribuidoras da Neoenergia vão disponibilizar para os consumidores o pagamento da conta de energia por meio do Pix já no dia 16 de novembro, data marcada para estreia do serviço no país. O novo serviço digital para transferência de valores criado pelo Banco Central poderá ser usado por todos os clientes que são cadastrados na fatura digital de energia. De acordo com Leonardo Moura, Superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia, a empresa já vinha investindo em tecnologia para trazer mais ferramentas digitais para os clientes. “O Pix gera mais uma oportunidade, porque além dos canais tradicionais que o cliente já conta, ele gera mais opção com custos mais baixos “, explica.

A escolha de optar primeiro pelos clientes que já possuem a fatura digital veio porque ele já se relaciona de forma digital com a Neoenergia, sendo mais habituado a esse ambiente. Moura reforça que ele continuará recebendo o código de barras e que isso não vai mudar, apenas ele terá mais uma opção com QR Code para fazer o pagamento via Pix. Outras facilidade que Moura vê para os consumidores com o Pix é não precisar mais  carregar dinheiro para efetuar o pagamento, o que faz o consumidor já se sentir mais confortável com o ambiente digital. Poder pagar sem sair de casa, em tempo de pandemia, também foi frisado com vantagem.

Por ser uma novidade, há  pensamento de uma estratégia de comunicação para explicar ao cliente o que é o Pix e como ele pode ser usado para a energia. As redes sociais e canais das distribuidoras do grupo deverão ser usadas para esse fim. “A comunicação é fundamental  e estamos preparando essa nova jornada de experiência para que os clientes possam entender  e sentirem confortáveis ao usar essa nova forma de pagamento”, avisa.

Um dos fatores que vai facilitar a rapidez na adesão ao Pix pela Neoenergia foi o Conexão Digital. O projeto é o maior de Pesquisa e Desenvolvimento direcionado ao cliente do setor. Focado na inovação e digitalização de serviços digitais de atendimento ao cliente. O objetivo do P&D é oferecer democratização e inclusão, por meio da inovação. A participação no projeto fez com que a Neoenergia já conhecesse parceiros e tecnologias em pagamentos digitais, o que deu rapidez à implementação. Segundo Luiz Flávio, diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia, a empresa sempre está em busca do que é novo e do que proporciona uma melhora à experiência do cliente, seguindo com a prática do pioneirismo e forte investimento.

Segundo Moura, o rápido tempo de compensação e a chance de pagamentos em finais de semana e fora do horário comercial também ajuda o cliente. Cerca de 1,3 milhão de clientes estaria elegível para solicitar o Pix, mas o superintendente não trabalha com estimativas de adesões, já que ela é espontânea. A Neoenergia já trabalha para oferecer aos demais clientes em etapas o mecanismo de pagamento.

Ao receber a fatura digital, será possível acessar o QR-Code no corpo da mensagem, no qual direcionará o cliente para o pagamento usando o Pix IX. Basta apontar a câmera do celular para o QR-Code, que a tecnologia encaminha o cliente diretamente para o sistema de pagamento utilizado, seja através da conta em banco ou pela carteira digital como Mercado Pago e Pic Pay. No caso do acesso via celular, o redirecionamento é feito ao clicar no Pix Link, disponibilizado ao lado do QR-Code. Com o redirecionamento, basta digitar a chave escolhida no cadastro, que o pagamento é feito de forma instantânea.