O consumo nacional de energia elétrica em agosto registrou 64.574 MW médios, crescimento de 0,9% em relação a igual período de 2019, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta terça-feira, 13 de outubro. Com relação ao mês de julho/20, verificou-se uma variação positiva de 2,0%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou uma variação negativa de 1,8% em relação ao mesmo período anterior.

Segundo o ONS, a permanência das pessoas em casa aumentou o uso de eletricidade nas residências, comparativamente ao de 2019, e o retorno mais amplo das atividades econômicas, após a flexibilização das medidas de isolamento social, explica a curva ascendente da carga. “Além disso, outro aspecto que vem afetando diretamente o consumo de luz é a retomada de plantas eletrointensivas (com seu próprio sistema de geração de energia), sobretudo do segmento da metalurgia dos metais não-ferrosos”, acrescenta a entidade em nota à imprensa.

O Boletim de Carga do ONS ainda apresentou variações positivas em três dos quatro submercados do país. O subsistema Norte se destaca dos demais com 5.825 MW médios em agosto, crescimento de 3,8%. O Sudeste/Centro Oeste, que concentra a maior parte das indústrias no país, fechou agosto com alta de 0,9% (37.438 MW médios). O Sul registrou aumento de 0,1% no consumo (11.010 MW médio) e o Nordeste não apresentou variação de carga em relação a agosto de 2019, registrando 10.302 MW médios.