A EDP São Paulo informou a finalização das obras de ampliação tecnológica da Estação de Transformação de Energia (ETD) Guaratinguetá, responsável pelo abastecimento de energia da cidade e de parte do município de Lorena. Com investimento de mais de R$ 2,6 milhões, as melhorias beneficiarão aproximadamente 55 mil unidades consumidoras, atingindo 150 mil pessoas, estima a companhia.

Foram realizadas atualizações de equipamentos e implantadas novas tecnologias de automação e telecomunicação, além de remodelação da infraestrutura da estação. A ação objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico de Guaratinguetá e região nos próximos anos, provendo maior robustez e flexibilidade energética.

Repaginada, a ETD Guaratinguetá (88/13,8 kV) tem capacidade de 80 MVA, distribuídos em 12 alimentadores de média tensão. A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operada e supervisionada de forma remota via Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Mogi das Cruzes.