Celesc conquista prêmio global por projeto de eficiência energética

Programa Bônus Motor, que ajudou a renovar o parque fabril catarinense, conquistou uma das 11 categorias do AEE International Award 2020

A Celesc recebeu o prêmio AEE International Award 2020 na categoria Projeto Inovador de Energia, pelo programa Bônus Motor, que promoveu a substituição de motores antigos por novos, mais modernos e eficientes, ajudando a renovar o parque industrial catarinense por meio de um sistema de bônus financeiro. O reconhecimento foi realizado em cerimônia virtual diretamente de Las Vegas, nos Estados Unidos, na manhã da última quarta-feira, 14 de outubro.

Segundo a companhia, o programa realizou a troca de mais de 1,7 mil motores em 12 meses, representando uma economia total de 18,64 GWh, número correspondente ao consumo de aproximadamente 7,5 mil moradias no período de um ano. Em motores, foram vendidos R$ 14,87 milhões, dos quais R$ 5 milhões pagos pela empresa. Já os clientes participantes tiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.

O diretor de distribuição, Sandro Levandoski, reforçou que a empresa vem trabalhando forte em seu programa de eficiência energética e que alcançou o montante histórico de 11 milhões de dólares em investimentos na área no ano passado. “Neste contexto, estamos muito felizes com o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e encaramos como uma motivação para novos desafios”.