Enel assina empréstimo de € 1 bilhão vinculado à sustentabilidade

Financiamento com prazo de vencimento de seis anos está em linha com diretriz de desenvolvimento da empresa

A Enel assinou nesta sexta-feira, 16 de outubro, um contrato de empréstimo vinculado à sustentabilidade (Sustainability-Linked Loan) de € 1 bilhão, com um prazo de seis anos, que foi estruturado como um club deal com vencimento em 15 de outubro de 2026. A transação foi apoiada por um sindicato de seis bancos, atuando como Lenders and Bookrunners & Mandate Lead Arrangers.

O empréstimo se destina a atender às necessidades habituais de financiamento do Grupo e segue a adoção pela Enel de uma “Estrutura de Financiamento Vinculada à Sustentabilidade”, a primeira do mundo revisada pelo fornecedor Vigeo Eiris e que apresenta toda a estratégia de financiamento vinculada à sustentabilidade em várias soluções de financiamento, integrando totalmente a sustentabilidade ao programa de financiamento global do Grupo. A estrutura está alinhada com os Princípios de Títulos Vinculados à Sustentabilidade da International Capital Market Association e os Princípios de Empréstimos Vinculados à Sustentabilidade da Loan Market Association.

O empréstimo reflete o compromisso da Enel de contribuir para o cumprimento do ODS 7.2,  de aumentar substancialmente a participação da energia renovável na matriz energética global até 2030. A assinatura do empréstimo está em linha com a estratégia financeira da Enel, que é cada vez mais caracterizada por financiamento sustentável, conforme refletido pelo objetivo de atingir uma parcela de fontes de financiamento sustentáveis na dívida bruta total igual a 43% em 2022 e 77% em 2030.