A Petrobras registrou crescimento de 5,4% na produção de óleo e gás no terceiro trimestre de 2020 em comparação com o segundo trimestre de 2020, atingindo 2,95 milhões equivalente de petróleo (boed). O desempenho é classificado pela empresa como “muito bom, considerando o cenário imposto pela pandemia de Covid-19”.

No acumulado de janeiro a setembro de 2020, a produção de óleo e gás no Brasil cresceu 9% na comparação com igual período de 2019. A produção dos campos do pré-sal se expandiu em 32%, enquanto nas demais áreas, pós sal, águas rasas e terrestres, houve contração.

“Estimamos que a produção média em 2020 chegue em 2,84 MMboed, sendo 2,28 MMbpd de óleo, com variação de 1,5% para cima ou para baixo, superando o limite superior (2,5%) das metas originalmente divulgadas para o ano (2,7 MMboed e 2,2 MMbpd)”, informou à companhia em nota nesta quarta-feira, 21 de outubro.

A Petrobras explicou que o crescimento da produção acima do esperado não resultou em estoques excessivos, o que seria possível face à expressiva redução da demanda global por petróleo. Pelo contrário, temos trabalhado com estoques inferiores aos do período pré-COVID graças à maior integração entre produção, refino, logística e comercialização.