A cooperativa gaúcha Coprel modernizou todo o seu sistema de gestão comercial e ERP, em um projeto conduzido pela Sonda de forma remota, dada à situação de isolamento social em todo o país, o que gerou uma redução de 16% no custo de deslocamento total do projeto. A mudança elevou a eficiência e a governança fiscal da cooperativa, graças à integração e rastreabilidade dos softwares.

Os trabalhos consistiram na implementação de uma suíte de sistemas abrangendo gestão comercial, faturamento (onsite billing), ERP, gestão de compra e venda de energia e software de obrigações fiscais e gestão de ativos – esses dois últimos também utilizados pela Coprel Telecom/Triway – empresa de Telecomunicações coligada à Cooperativa.

Segundo o facilitador da Coprel, Herton Naressi Azzolin, a otimização eliminou a necessidade de programas paralelos, com os sistemas passando a integrar soluções de governança e compliance fiscal, tesouraria e processo contábil. “Agora contamos com um modelo de gestão robusto e flexível, que é capaz de atender todas as demandas de uma instituição que cresce de forma rápida. O projeto foi complexo, mas nos possibilitou diversas melhorias”, comentou.

A tecnologia implementada vai atualizar a camada de software da Coprel e ainda oferecer infraestrutura para integração com IoT (telemedição), além de melhorias nos processos de gestão de compra e venda de energia, gestão contábil dos ativos, atendimento aos consumidores e gestão dos serviços em campo.

O trabalho teve uma duração de 18 meses, divididos entre seis meses para o projeto, quatro meses para a construção e mais oito de testes e adequações. Os próximos passos preveem a realização da Operação Assistida pelos próximos 60 dias e o início do trabalho de sustentação a partir de agosto. Essa última fase inclui serviços pelos próximos 10 anos.