Acelerando a Transformação Digital, podcast da Siemens, já está disponível

Dividido em seis episódios, o programa aborda os principais temas relacionados à digitalização dos processos em distribuição de energia

A digitalização rapidamente passou de tendência a realidade em praticamente todos os aspectos da vida contemporânea, inclusive nos processos de distribuição de energia. Para abordar esse tema, em vários detalhes, a Siemens produziu o podcast “Acelerando a Transformação Digital”.

O programa é baseado em entrevistas com especialistas, reunindo profissionais da própria Siemens e de outras empresas e entidades do setor de distribuição de energia e também de segmentos industriais e de infraestrutura. O foco é sempre abordar como a revolução digital está acontecendo e quais seus impactos para o futuro das cidades, do mercado de energia e das indústrias do País.

“Acelerando a Transformação Digital” aborda, por exemplo, o tema do uso de dados pela indústria e introduz o MindSphere, sistema operacional em nuvem de Internet das Coisas (IoT) da Siemens. Outro episódio debate o desafio de manter o funcionamento sem falhas dos data centers, enquanto outro enfoca a cidade do futuro e seus desafios. O 5G, assunto cada vez mais em pauta, também é detalhado à luz da indústria em um dos episódios, enquanto a tendência crescente de criação de prédios inteligentes ocupa outro conteúdo.

No episódio “Controle Remoto”, os especialistas Paulo Antunes, gerente de Aplicação Digital da Siemens, e José Antônio Rodrigues Neto, engenheiro de Desenvolvimento da Micropower-Comerc, falam sobre as soluções já disponíveis para realizar o controle remoto de sistemas de distribuição de energia.

José Antônio aponta que, diante da perspectiva de digitalizar seus processos, uma empresa de energia enfrenta normalmente três grandes desafios: custos, segurança cibernética e recursos. “As empresas precisam, antes de tudo, ter um grande entendimento dos ganhos que uma transformação digital pode gerar para o negócio”, avalia José Antônio. Diante desse desafio associado aos custos,

Paulo aponta uma nova solução proposta pela Siemens ao mercado, conhecida como Scada as a Service. “Por esse modelo, a Siemens hospeda o serviço de controle do sistema na nuvem, garantindo o acesso dos clientes, em total segurança do ponto de vista cibernético, sem a necessidade de investir altos valores em infraestrutura”, comenta o gerente da Siemens.

“Acelerando a Transformação Digital” já está disponível, com seis episódios, nos principais agregadores de podcasts.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)