A EDP abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz no Vale do Paraíba, oferecendo 18 vagas para jovens entre 18 a 23 anos interessados na capacitação e qualificação para eletricistas com foco na atuação em rede aérea de distribuição de energia. O início das aulas, no Senai Félix Guisard, de Taubaté (SP), será em fevereiro de 2021 e os interessados podem se inscrever no site da empresa até o dia 24 de novembro.
Com 12 meses de duração e 20 horas semanais, o curso terá aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos. O intuito é que os participantes aprendam sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.
O projeto é fruto de uma parceria da Companhia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Programa de Aprendizagem Industrial. Os estudantes serão contratados em regime CLT por prazo determinado, receberão salário e benefícios durante o período do curso, ficando também no banco de talentos da EDP para participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.
Em linha com as diretrizes de seu Programa de Inclusão & Diversidade, a empresa afirmou que destinará 50% das vagas para pessoas negras e mulheres, buscando intersecção com os demais grupos de diversidade. Todas as etapas, incluindo entrevistas e dinâmicas, serão realizadas de forma online, a fim de preservar os candidatos, incluindo teste de raciocínio lógico, teste prático, entrevista e avaliação psicossocial.
Por fim, o edital fala da preferência por moradores de Taubaté, Guaratinguetá, São José dos Campos ou cidades vizinhas e ressalta que a EDP oferece aos estudantes, além do salário, vale refeição, vale transporte e convênio médico, além de material didático, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e certificação com chancela do Senai.