A Statkraft Brasil abriu edital com o qual selecionará iniciativas socioambientais de instituições localizadas em algumas regiões do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. A companhia mira organizações com atuação nas áreas de Cultura e Artes, Defesa de Direitos, Desenvolvimento Comunitário, Educação, Empreendedorismo, Esportes, Geração de Emprego e Renda, Meio Ambiente e Saúde, e que atuam em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. Cada entidade poderá cadastrar um projeto até 20 de novembro.

Terão prioridade os projetos que se enquadram na ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4: Educação de Qualidade; ODS 7: Energia Limpa e Acessível; e ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima.

As cidades contempladas serão Alegre, Afonso Claudio, Cachoeiro do Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, na Região Sudeste do Espírito Santo; Rio de Janeiro, Cantagalo e Cordeiro, no estado fluminense.

A geradora argumenta que o objetivo é o de contribuir para o alcance dos ODS nas comunidades onde está inserida. E que busca “preservar os recursos ambientais e culturais, com respeito à diversidade e de forma a promover a redução das desigualdades sociais – ações que estão inseridas na visão da Statkraft de prover energia pura. A empresa procura projetos que estejam alinhados com as suas diretrizes corporativas”.