Copel inicia desmontagem de turbina e avança com modernização de UHE

Projeto de R$ 150 milhões na UHE Foz do Areia deve ser concluído em 2021

A Copel anunciou que está avançando aos poucos com os trabalhos para modernização da hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, também conhecida como Foz do Areia. A quarta e última unidade geradora está sendo desmontada para passar por uma renovação total, tendo a companhia retirado nessa semana o rotor da turbina, que será substituído após 40 anos de operação.

Segundo a concessionária paranaense, o novo rotor e as demais peças já chegaram na usina, mas devem ser instalados somente no início do ano que vem, já que o trabalho de desmontagem completa da máquina deve durar mais quatro meses. Depois, serão mais cinco a seis meses de trabalho intenso para montagem da unidade reformada e testes antes e retomar a operação.

Localizado no rio Iguaçu, no município de Pinhão (PR), a UHE possui quatro unidades geradoras somando 6,7 MW potência total instalada, podendo produzir energia suficiente para até 4,7 milhões de pessoas. O processo de modernização acontece desde 2011, iniciado com a reforma dos equipamentos de levantamento de carga. Na sequência, três grupos de turbinas e geradores passaram pela renovação de forma gradativa, sendo agora a vez da terceira. O orçamento da modernização das quatro turbinas é de R$ 150 milhões e o trabalho tem previsão de conclusão para 2021.