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Nos primeiros dois dias de uso do Pix, as distribuidoras do Grupo Neoenergia emitiram 60 mil faturas digitais com a nova forma de pagamento. O uso do Pix pelos clientes da Celpe (PE), Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP) está inserido dentro de uma iniciativa chamada ‘Conexão Digital’, para digitalizar a experiência do cliente. A iniciativa é considerada o maior e mais importante projeto de Pesquisa e Desenvolvimento no âmbito da Agência Nacional de Energia Elétrica com foco no cliente. “Vimos a oportunidade de usar essa nova tecnologia para que os consumidores pudessem fazer o pagamento da conta”, explica Luiz Flavio, diretor de serviços da Neoenergia.
O Pix está em vigor desde a segunda-feira, 16 de novembro. Para que os clientes das distribuidoras da Neoenergia possam pagar a conta via Pix, é necessário que eles recebam a fatura digital, que pode ser recebida via e-mail, WhatsApp ou SMS. A fatura digital pode ser pedida pelo site da distribuidora ou pelo WhatsApp.
O diretor da Neoenergia considera o Pix o início de uma grande transformação, já que mais de 74 milhões de chaves foram cadastradas no país. “Existe uma tendência grande de adesão da população”, comenta. Ainda de acordo com ele, a intenção é que no ano que vem todas as contas de papel também estejam aptas para o Pix. Ainda segundo o diretor, esse processo de digitalização já vem de algum tempo, desde a ‘Conexão Digital’ e se ampliou com o Pix. O grupo controlado pela espanhola Iberdrola vem trabalhando na evolução tecnológica dos seus processos e Flavio promete mais novidade digitais no futuro. “Tem muitas coisa boa para vir nos próximos anos”, promete.
Flavio conta que o número inicial está em linha com as expectativas. Mesmo bastante conectado pelos meios de comunicação, o Pix ainda é algo novo. Segundo Luiz Flavio, cerca de um milhão de clientes já recebem a fatura digital, ficando aptos a pagar com o Pix. Isso acaba por aumentar o universo de consumidores aptos a intensificarem a experiência digital ao passo que ele fizer a operação. “O cliente faz uma vez, ganha segurança e à medida que ele vê as vantagens que a forma de pagamento tem, tende a aumentar a adesão”, observa.
A pandemia acabou acelerando muitos processos de digitalização e na distribuição não foi diferente. Com o fechamento das lojas, o atendimento via WhatsApp foi o canal que mais cresceu no período, com quase dois milhões de clientes tendo usado a ferramenta. “É um canal que as pessoas já fazem uso no dia a dia”, aponta.