A Enel X e a rede de estacionamentos Estapar firmaram acordo para criar uma rede de carregamentos de veículos elétricos. As duas empresas irão viabilizar, em uma etapa inicial, uma rede integrada de 250 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium em estacionamentos da rede nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal.
A expectativa da iniciativa é começar os trabalhos de instalação das chamadas “Ecovagas” ainda neste mês. A previsão de conclusão da rede é fevereiro de 2021. Segundo a elétrica, os equipamentos a serem instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente semirrapido, abastecendo 80% da bateria de um automóvel elétrico e híbridos plug-in em aproximadamente 3 horas.
As vagas serão exclusivas, especialmente sinalizadas para os veículos elétricos. Os equipamentos serão instalados em estacionamentos administrados pela Estapar em shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino. As estações de recargas serão disponibilizadas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).
A parceira prevê que o serviço de carregamento dos veículos elétricos seja gratuito para os clientes das empresas parceiras do projeto, em especial as companhias do setor automotivo. O modelo de negócio construído prevê que as fabricantes de automóveis e outros interessados, com base em uma assinatura mensal. Para usufruir da gratuidade, o usuário deverá se cadastrar no aplicativo Vaga Inteligente da Estapar para confirmar a sua elegibilidade de acesso ao sistema Ecovagas. Neste caso, o proprietário não terá durante o período do benefício nenhum custo adicional além do valor de estacionamento do seu veículo.
As empresas estão fechando contratos de parcerias. A expectativa é de que os primeiros acordos sejam firmados entre o final de 2020 e o início de 2021. Para os proprietários de veículos de montadoras que ainda não firmaram parceria também será possível a utilização durante um prazo inicial de seis meses. Encerrado este período, o sistema irá restringir o acesso ou emitir uma cobrança ao cliente pelo uso da infraestrutura de recarga do seu veículo elétrico.