GE Grid Solutions energizou subestação em São Paulo

Empreendimento faz parte da SPE Mata de Santa Genebra, sociedade entre a Copel e Furnas que atende o interior do estado e reforça escoamento da energia gerada no Norte do país

O negócio de Grid Solutions da GE Renewable Energy energizou a subestação Fernão Dias, localizada em Atibaia (SP), pertencente à Mata de Santa Genebra Transmissão. A subestação de 500kV e 3.600MVA de potência instalada faz parte de um dos maiores empreendimentos de transmissão do país que também é composto pela ampliação de outras quatro subestações (Itatiba, Araraquara 2, Santa Bárbara d´Oeste, em São Paulo e Bateias, no Paraná) e de aproximadamente 890 km de linhas.

A SPE reponsável pelo empreendimento é formada pela Copel (50,1%) e Furnas (49,9%). é um corredor de reforço para escoar a energia gerada no Norte do Brasil para a região Sudeste. A obra, relata a GE Grid Solutions, proporcionou trazer ao país tecnologias inéditas como o Sistema de Controle – Advanced Control System (ADC) responsável por garantir a estabilidade e a qualidade da energia da rede.

A empresa relacionou entre os novos equipamentos os maiores compensadores estáticos de reativos – Static Var Compensator (SVC) já produzidos pela GE em todo mundo, ambos com -300/+ 300MVAr de potência. Além disso, apresentou todo um sistema de controle inédito (ADC) e um modelo de válvulas tiristorizadas, as ATV500.

A companhia lembra que a energização da SE Fernão Dias, ainda em 2020 ocorreu em meio a um cenário altamente desafiador vivido por toda a cadeia do setor elétrico nacional e mundial.

O escopo total da GE no projeto da Mata de Santa Genebra Transmissão envolveu a construção de uma subestação greenfield de 500/440kV (Fernão Dias), a ampliação de outras quatro subestações existentes de 440 e 500kV (Araraquara 2, Itatiba, Santa Bárbara d´Oeste e Bateias); um banco de capacitor série (FSC -fixed series capacitador bank) de 850MVar/500kV; quatro upgrade P&C & telecom (Campinas, Cachoeira Paulista, Bom Jardim e Taubaté), incluindo dois compensadores estáticos de reativos -300/+300MVar e o seccionamento em outras duas subestações (Cachoeira Paulista e Bom jardim).