A EDP obteve nota A- no índice do Carbon Disclosure Project (CDP) – Clima, obtendo seu melhor resultado histórico. Globalmente, o CDP reúne dados de sustentabilidade de 9.600 empresas. O desempenho da EDP na classificação está acima da média mundial do setor, qualificada no nível B, e da média global, em torno de C. O CDP é uma instituição sem fins lucrativos que possibilita a empresas, cidades e estados divulgarem seu impacto ambiental, de modo a gerar dados e estimular iniciativas que promovam uma economia sustentável.
Dominic Schmal, gestor de Sustentabilidade da EDP no Brasil, se mostra orgulhoso de melhorar o desempenho no ranking. De acordo com ele, isso reflete o trabalho contínuo da empresa para colocar a sustentabilidade como tema central em seus negócios. Segundo ele, em 2020 as empresas tiveram de se transformar e elevar sua consciência sobre o papel que têm para o futuro do planeta e a lista do CDP coroa os esforços e demonstra que a EDP está no caminho certo.
No início de dezembro, pela 15ª vez consecutiva, a EDP foi incluída na lista das empresas mais sustentáveis da bolsa de valores brasileira, figurando no Índice de Sustentabilidade Empresarial. Em junho, a EDP submeteu à Organização das Nações Unidas o compromisso de reduzir suas emissões para garantir que o aquecimento global não exceda 1,5°C, aderindo ao Business Ambition for 1,5ºC – Our Only Future. A Empresa ainda aderiu ao Recover Better, uma iniciativa global que propõe a governos e organizações de todo o mundo alinhar seus esforços de recuperação e ajuda econômica relacionados à crise da Covid-19 com base nos mais recentes estudos climáticos.
Também neste ano, Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil, foi anunciado pela Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, como CEO porta-voz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, na iniciativa Liderança com ImPacto. Ainda no âmbito da Rede Brasil do Pacto Global, a EDP Brasil assumiu neste ano a coordenação da Plataforma Ação Pelo Clima, iniciativa que desenvolve atividades e projetos voltados à mitigação do aquecimento global, adaptação e meios de implementação. A plataforma é composta por 98 instituições.
Além disso, a empresa subscreve o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, iniciativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável que endossa o comprometimento da EDP com a prevenção, mitigação e compensação de impactos sobre a biodiversidade, além da geração de compartilhamento de informações sobre o tema.