Neoenergia conclui obras de SE na Bahia

Empresa também investiu na ampliação e reforço de subestações de distribuição

A Neoenergia concluiu as obras de ampliação da subestação de transmissão Narandiba, localizada em Salvador (BA). A companhia instalou o quarto transformador do empreendimento, para reforçar a confiabilidade e a segurança dos consumidores. O equipamento reduz a tensão da energia de 230 kV para 69 kV e tem potência de 100 MVA. Foram beneficiados mais de 180 mil clientes da Coelba, concessionária do grupo na Bahia. De acordo com o diretor de Transmissão da Neoenergia, Luís Alves, a ampliação da SE beneficiará os consumidores na Região Metropolitana de Salvador com o reforço na confiabilidade. Segundo ele, com o novo transformador, será possível atender às cargas da capital com ainda mais segurança.

As obras na subestação foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O empreendimento está em operação desde 2011 e já contava com três transformadores de 230/69 kV, com potência instalada total de 300 MVA. A SE Narandiba possui equipamentos de ponta e utiliza a tecnologia Gas Insulated Switchgears, em que é utilizado um gás para proporcionar o isolamento dos equipamentos. Com isso, a distância entre eles é reduzida e, consequentemente, a área necessária para instalar a subestação.

A Neoenergia também investe na ampliação e no reforço da confiabilidade e segurança das suas SEs de distribuição. Foram energizados esta semana dois empreendimentos em Pernambuco, área de concessão da Celpe, e um no Rio Grande do Norte, onde a Cosern atua. A Celpe concluiu, no Recife, a ampliação da SE Várzea, beneficiando aproximadamente 110 mil clientes da Região Metropolitana. A distribuidora realizou uma reforma completa na subestação e nesta semana finalizou a energização do barramento abrigado de 13,8 kV da unidade. Foram substituídos todos os disjuntores e chaves de 69 kV, reforma e pintura da estrutura metálica do barramento de 69 kV e construção de nova casa de comando para que fosse abrigado o novo barramento de 15kV, que conta com 10 alimentadores e 4 bancos de capacitores.

Além disso, a concessionária energizou a SE Serra Talhada II, que irá beneficiar os quase 90 mil habitantes do município do Sertão pernambucano. O empreendimento tem capacidade para até cinco circuitos de média, tem dois bancos de capacitores, além de possuir barramento de 69kV, que possui tecnologia híbrida. A potência inicial instalada é de 20MVA, mas, com o crescimento habitacional natural da cidade, pode chegar a 52,2MVA. Atualmente, as subestações Várzea e Serra Talhada II são as mais modernas do Estado, com tecnologia de ponta, proteção, automação e segurança, em um novo conceito que ocupa menos área útil e reduz o impacto visual.

A Cosern inaugurou ainda a SE Elétrica Jandaíra, na Região do Mato Grande. O empreendimento é atendido por uma linha de transmissão em 69 kV com 45 quilômetros de extensão, tem quatro novos alimentadores e um transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA. A subestação amplia a oferta de energia para 50 mil potiguares nos municípios de Jandaíra, Galinhos, Caiçara do Norte e João Câmara, reforçando o sistema elétrico de uma região importante para a economia do Estado nas áreas do agronegócio, indústria e serviços.