Furnas concluiu obra de reforço na Subestação Gurupi (TO) que aumentará a capacidade de transmissão de energia na interligação entre as regiões Norte e Sul do país. Dois novos bancos de capacitores de 500 kV entraram em operação comercial em novembro: o BCS7 de 361 Mvar da linha de transmissão Miracema – Gurupi C1 e o BCS8 de 286 Mvar da linha de transmissão Serra da Mesa – Gurupi C1.
A melhoria teve investimento de R$ 68 milhões. A Receita Anual Permitida associada à implantação deste empreendimento é de R$ 19,9 milhões. Os novos equipamentos aumentam a confiabilidade e capacidade de transmissão de energia sem a necessidade de implantação de novas linhas de transmissão.
Alguns dos fatores que contribuíram para o sucesso da implantação do empreendimento foi a experiência trazida de empreendimentos anteriores, a utilização de tecnologias de comunicação online com especialistas na Suécia e na Índia da empresa contratada ABB Hitachi. O novo BCS7 resultará em aumento de 124% de potência em relação ao banco antigo – de 161 MVar para 361Mvar – e de 50% na corrente nominal, de 1.500A para 2.250A. Já o novo BCS 8 possibilitará o aumento de 78% de potência em relação ao banco antigo, de 161 MVar para 286 Mvar e de 33% na corrente nomina, indo de 1.500A para 2.000A.
Os novos equipamentos foram liberados para o Operador Nacional do Sistema Elétrico duas semanas antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica e implantados após estudos da Empresa de Pesquisa Energética e ONS.