A AES Tietê informou em comunicado ao mercado nesta sexta-feira, 18 de dezembro, que foi aprovado pelo Conselho de Administração a proposta de reorganização societária entre a AES Tietê e a AES Brasil Energia S.A., com objetivo da incorporação das ações de emissão da AES Tietê pela AES Brasil Energia, que ainda será submetida à aprovação dos seus respectivos acionistas, em assembleias gerais extraordinárias que serão convocadas.
De acordo com o comunicado, a operação vai permitir mais capacidade de crescimento por meio da criação da nova holding AES Brasil Energia. Essa holding será o veículo listado no segmento do Novo Mercado, como controladora integral da Tietê. Todos os atuais acionistas da Tietê passarão a ser acionistas da AES Brasil Energia, mantendo o percentual atual de participação na nova companhia.
A operação também vai permitir maior alavancagem, já que apenas os ativos que estiverem abaixo da AES Tietê ficarão limitados ao atual teto de 3,85 vezes a Dívida Líquida/Ebitda. Além das 3,85 vezes, os novos projetos poderão ser desenvolvidos em SPEs sob controle comum da atual AES Tietê, permitindo endividamento de até 80% nas sociedades.