Terceiro transformador é energizado em Macapá

MME diz que em 2021 continuará as tratativas para ampliar a capacidade da SE dos atuais 350 para 450 MVA

Após cerca de um ano, a SE Macapá, da LMTE, voltou a ter o 3º transformador. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o equipamento foi energizado às 03:12 horas desta quarta-feira, 23 de dezembro. Agora, destacou o MME, é possível “trazer mais confiabilidade ao fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá”.

A subestação retorna à condição de 3 transformadores disponíveis à operação do sistema elétrico. E ainda, que em 2021 serão mantidas as tratativas para que a subestação retorne à condição original, ampliando a capacidade eletroenergética dos atuais 350 MVA para 450 MVA.

Esse é o equipamento transportado da SE Boa Vista e integra um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas, coordenadas pelo ministério, no âmbito do Gabinete de Crise, juntamente com as instituições e agentes envolvidos. Agora, o sistema elétrico do estado está conectado ao SIN, conta com a geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada.

Em seu acompanhamento semanal do fornecimento de energia no AP, o MME destacou que o atendimento tem se mantido dentro da normalidade com 100% da carga e com todos os alimentadores energizados. E que além do 3º transformador em Macapá, chegou outro equipamento da SE Vila do Conde, após transporte por via fluvial, à subestação de Laranjal do Jari.