Furnas realiza leilão de I-RECs dia 29 de janeiro

Serão oferecidos dois produtos, originados das usinas hidrelétricas Itumbiara e Serra da Mesa, localizadas em Goiás

Furnas lançou nesta segunda-feira, 28 de dezembro, edital do seu primeiro leilão de certificados de energia renovável I-REC, que será realizado no próximo dia 29 de janeiro. Os interessados poderão fazer propostas de quantidade de certificados e de preço, respeitada a quantidade mínima de 150 mil certificados no caso do produto 1 (beneficiário final, empresas comprometidas em abater suas emissões) e 50 mil no caso do produto 2 (comercializador). Os produtos oferecidos são de fontes hídricas da empresa oriundos das UHEs Itumbiara (2.082 MW) e Serra da Mesa (1.275 MW), ambas localizadas em Goiás.

Para participar do leilão é preciso enviar e-mail para cer@furnas.com.br com o preenchimento do formulário de cadastro, e termo de adesão, juntamente com a documentação para habilitação conforme edital disponível no site. Os participantes habilitados receberão confirmação da empresa até às 12h, do dia 26 de janeiro.

Ao adquirir os I-RECs equivalentes ao montante de energia consumida, o usuário comprova sua origem renovável. O investimento auxilia no cumprimento das metas de sustentabilidade, já que é possível o abatimento das emissões de gases de efeito estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia renovável gerada. Os empreendimentos foram auditados e aprovados pelo Instituto Totum, única entidade certificadora no Brasil pelo I-REC Standard.