Equatorial: empresa deve enviar informações sobre blecaute até dia 11

Aneel vai apurar conduta da concessionária no restabelecimento da energia à capital Teresina e região

A Equatorial Piauí terá até o próximo dia 11 de janeiro para enviar, à Agência Nacional de Energia Elétrica, informações sobre o blecaute que deixou Teresina sem energia entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro. Os dados serão usados no processo de fiscalização que vai apurar a conduta da concessionária no apagão que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras na capital piauiense e região metropolitana.

Em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira, 5, a Aneel disse que cobrou da distribuidora dados sobre o número de consumidores e equipamentos da rede afetados pela ocorrência, equipes deslocadas para atendimentos emergenciais e a comunicação com os clientes, entre outros pontos.

Os problemas na rede de distribuição ocorreram, segundo a empresa, em razão das fortes chuvas com ventos e raios que atingiram a região e destruíram equipamentos da rede elétrica. A Equatorial informou em nota que na capital foi registrada a queda de pelo menos 280 árvores sobre a rede, e que a recomposição teve um tempo maior por causa da complexidade da situação.

Ainda de acordo com a distribuidora, foram deslocadas 82 equipes para atendimento emergencial, com quase 300 colaboradores envolvidos na recuperação da rede.