A Coelba ampliou o alcance das redes inteligentes em sua área de concessão. Seguindo seu plano de implantação do sistema self-healing, tecnologia de automação de redes que permite recompor o fornecimento de energia em apenas 60 segundos, a concessionária instalará ao total 59 religadores automáticos em pontos estratégicos de 22 cidades baianas, além da ampliação em vários bairros de Salvador. Até então, o sistema desenvolvido pela própria concessionária atendia a 56 municípios no estado.
Os equipamentos estão ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, num projeto que integra as iniciativas do Grupo Neoenergia para adequação ao conceito de Smart Grids. O sistema funciona identificando locais de interrupção para depois isolar a área afetada e recompor as cargas automaticamente a todos clientes impactados, agilizando o que poderia levar cerca de uma hora e meia, entre identificação e religamento por uma equipe técnica.
Entre as cidades que receberam tecnologia até o mês de dezembro estão Andaraí, Uauá, Ribeira do Pombal, Itiúba, Senhor do Bonfim, Salvador, Campo Formoso, Ourolândia, Jacobina, Cícero Dantas, Amargosa, Ilhéus, Caldeirão Grande, Dias D’Ávila e Riachão das Neves.