Soliker fecha parceria para modelagem financeira em GD solar

Acordo com a consultoria Clean Energy Latin America prevê utilização de software para análise e otimização de projetos

A empresa especializada de geração distribuída Soliker fechou um acordo com a consultoria estratégica e assessoria financeira da Clean Energy Latin America (Cela), visando ampliar a competitividade dos empreendimentos desenvolvidos no Brasil a partir da automatização de um modelo de análise de viabilidade financeira de projetos fotovoltaicos.

Com quatro usinas solares compartilhadas e um de autoprodução, a companhia aposta na utilização da plataforma Re.value, software de avaliação de viabilidade financeira e de decisão de investimento desenvolvido pela CELA, para elevar a rentabilidade dos projetos e oferecer modelos mais competitivos aos clientes que buscam soluções nesse segmento.

Uma das vantagens, segundo o CEO da Soliker, Lucas Carvalho, é que a tecnologia traz premissas pré-definidas e já organizadas, o que otimiza o tempo de análise. “A plataforma possui atualização rápida dos projetos caso mudem as variáveis, além de termos a possibilidade de simular projetos com mais velocidade”, comenta, acrescentando que a solução funciona também como um selo de qualidade que garante análises mais seguras e precisas.

O software cruza de informações sobre projetos de GD, tarifas de energia em todo o território brasileiro, normas regulatórias, índices macroeconômicos, impostos e até linhas de financiamento. “Tais funções se refletem em um índice muito maior de acerto na análise da viabilidade de projetos e todas suas nuances, além de auxiliar o usuário na otimização de projetos a seus clientes, segundo nossas estimativas”, ressalta Camila Ramos, diretora da CELA.