EDP registra aumento de interrupção de energia por pipas em 2020

No Espirito Santo mais de 450 mil clientes ficaram sem energia pelo contato das pipas com a rede elétrica

Um levantamento feito pela EDP Espírito Santo alerta para o aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica. Nos últimos 12 meses (janeiro a dezembro/2020), em toda área de concessão, mais de 450 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido por motivo de pipas sendo que, no mesmo período de 2019, esse número foi de cerca de 200 mil.

Segundo a concessionária, na Grande Vitória, cerca de 300 mil clientes ficaram sem energia por motivos de pipas em 2020, no ano de 2019 esse número foi de 140 mil unidades consumidoras. Já no Norte do Estado, mais de 60 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido. Em 2019, a média foi de 17 mil consumidores afetados. Para completar, na Região Sul, mais de 90 mil clientes ficaram sem energia devido o contato de pipas com a rede elétrica. Em 2019, o número foi de 42 mil consumidores.

A distribuidora informou que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, no entanto, a maior preocupação é com a segurança. O contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. E destaca ainda, que as pessoas deveriam buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia.