Equatorial Energia inaugura duas linhas de transmissão no Pará

Obra beneficiará mais de 3,2 milhões de pessoas em 25 municípios

O Grupo Equatorial Energia inaugurou nesta quarta-feira, 13 de janeiro, por meio da Equatorial Transmissão, a operação de duas linhas de transmissão no Pará, sendo uma para atender toda a Região Metropolitana de Belém e outra para o nordeste paraense, que reforçam com mais confiabilidade o fornecimento de energia.

Para a Região Metropolitana de Belém será uma linha de transmissão de 500 kV, o que significa mais do que o dobro da capacidade de atendimento atual. Já na região nordeste, a linha será de 230 kV, com capacidade 70% maior do que a já utilizada. No total, 25 municípios devem receber energia com maior confiabilidade, beneficiando mais de 3,2 milhões de pessoas.

Segundo a companhia, as obras foram iniciadas a partir de estudos do setor elétrico que apontaram a crescente demanda de energia elétrica para essa região. Diante disso, a empresa participou de um leilão em 2016 e conseguiu se tornar a responsável pela construção e operação das linhas. De acordo com Grupo Equatorial, as obras tiveram investimento de R$ 560 milhões e as duas linhas têm cerca de 125 quilômetros de extensão e ainda são compostas por 283 torres metálicas, que dão suporte aos cabos condutores, e mais três subestações de energia.