Eneva investe R$ 3,4 milhões em solução para automatizar backoffice

Fohat desenvolve a tecnologia dentro do programa de P&D da Aneel

A Eneva está investindo R$3,4 milhões, por meio do Programa de P&D, da Aneel, em um projeto considerado pioneiro no setor de energia. A versão alfa da plataforma que viabiliza comercialização de contratos de energia e automatização de backoffice para gentailers ou empresas comercializadoras será testada nos meses de fevereiro e março. A Fohat foi escolhida pela Eneva dentro de seu programa de inovação visando o desenvolvimento de uma solução digital que promovesse avanço na integração do backoffice em sua área de trading.

A companhia informou que, quando concluído, o “Projeto Energy Intelligence aplicado a Backoffice” contribuirá para aumentar a eficiência da mesa na operação de compra e venda de energia da Eneva. Na prática, será implementada uma plataforma digital estruturada que visa endereçar fluxos contratuais e financeiros de cada operação de compra e venda de energia, de forma segura e automatizada, utilizando avançados sistemas de contabilização e registro dos contratos.

A solução, que integrará a cadeia de contratos de compra e venda de energia da Eneva, contará com um conjunto de tecnologias para suportar a plataforma, entre as quais, a Energy Web Chain (EWChain) para validação e conexão segura. A EWChain é uma blockchain desenvolvida exclusivamente para o setor de Energia lançada em 2019 pela Energy Web Foundation, sediada na Suíça, da qual a Fohat Corpoartion é signatária na América Latina