Eletrobras e EDPR figuram no Índice Bloomberg de igualdade de gênero

Gender-Equality Index 2021 é formado por 380 empresas de 44 países

A Eletrobras e a EDP Renováveis foram qualificadas para ingressar no Gender-Equality Index 2021, o índice de equidade de gênero da Bloomberg, formado por 380 empresas atuantes em 11 setores da economia entre 44 países. A inclusão da igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho representa um importante tema que compõe o “S” da agenda ESG (Enviromental, Social, Governance) e que guia a captação de investimentos pelas empresas, sendo o índice uma referência para o mercado, sinalizando as corporações que procuram construir um ambiente de negócios mais diverso, balanceado e flexível.

Para a sua elaboração, mais de 400 organizações foram avaliadas de acordo com cinco parâmetros: liderança feminina e promoção do talento, cultura inclusiva, paridade salarial, políticas de assédio sexual e campanhas de empoderamento feminino. Somente as companhias cuja pontuação atinge ou ultrapassa o limite estabelecido globalmente são selecionadas para fazer parte do prestigiado índice.

A Bloomberg informou que as empresas participantes do levantamento conseguiram uma média de 94% de nota, e que vem percebendo uma iniciativa crescente em corporações de disponibilizar dados e de participar deste tipo de inciativa.

Também segundo a companhia, investidores e mercado financeiro em geral estão cada vez mais atentos a estas temáticas, referindo um estudo da Bloomberg Intelligence no qual aponta que empresas que adotam essas práticas, como maior participação de mulheres em diretorias, por exemplo, costumam ser menos voláteis, oferecendo segurança para investidores que querem se proteger do risco e de quedas no mercado.