Novo livro analisa viabilidade de projetos solares greenfiled

Publicação lançada nesta quinta-feira (28) busca ser referência e guia para processo de análise e tomada de decisão de investimento em projetos no setor

Com o objetivo de criar uma referência para os interessados no processo de análise e tomada de decisão visando investimentos em empreendimentos fotovoltaicos, o diretor-geral da Watt Capital, Eduardo Tobias Ruiz, lançou nesta quinta-feira, 28 de janeiro, uma publicação destinada a entender a viabilidade técnica e financeira em projetos greenfield da fonte, contemplando as particularidades e riscos da tecnologia aplicados à realidade brasileira.

Dividido em 21 capítulos, o livro “Análise de investimento em projetos de energia solar fotovoltaica: geração centralizada” conta também com a contribuição de três colaboradores: André Dabus, diretor de Infraestrutura da Marsh Brasil, Heloisa F. Andrade Scaramucci, sócia na Scaramucci Gentil Advogados e Marília Rabassa, diretora da Clean Energy Latin America (CELA).

Segundo os co-autores, entre as principais contribuições do guia está o direcionamento de escopo para avaliação dos projetos, como recurso solar, tecnologias, localização, conexão com o sistema elétrico, regulação, legislação socioambiental, cadeia de suprimentos, fornecedores, orçamento de investimento de capital, exposição cambial, orçamento de custos e despesas operacionais, sistema tributário, incentivos fiscais, comercialização, financiamento, entre outros.

“Não temos a capacidade de eliminar os riscos mas tratá-los de forma inteligente e eficiente, sabendo avaliar as consequências e recomendando antídotos para que esses impactos não abalem os projetos. A matriz de risco deve ser utilizada como atividade predecessora de qualquer projeto em desenvolvimento”, pontuou André Dabus durante o evento de lançamento da publicação.