A Petrobras informou que o processo licitatório iniciado em agosto do ano passado para o arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia foi encerrado sem que houvesse propostas válidas. A empresa publicou aviso de licitação para determinar nova data limite para credenciamento de interessados em participar da nova licitação para arrendamento do TR-BA e instalações associadas.

A licitação será restrita às empresas pré-qualificadas, respeitando as condições apresentadas na Convocação de Pré-Qualificação de dezembro do ano passado. De acordo com a Petrobras, o arrendamento está alinhado com a estratégia da companhia de melhoria na sua alocação do capital e em consonância com o Termo de Compromisso de Cessação para o mercado de gás natural, celebrado junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

O TR-BA consiste em um píer tipo ilha com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. A transferência de GNL é feita diretamente entre o FSRU e o supridor na configuração side by side. A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões m³/d (@ 1 atm e 20°C). O gasoduto do terminal tem 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé. Na transação, também estão incluídos os equipamentos para geração e suprimento de energia no Terminal Aquaviário de Madre de Deus, integrantes do TR-BA.