O fundador e atual diretor de inovação da consultoria PSR, Mario Veiga, foi eleito para a National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos, que junto as Academias Nacionais de Medicina e Ciências formam o núcleo do sistema de pesquisa e ensino norte-americano. A menção é uma das maiores honrarias na área de engenharia, reconhecendo contribuições pioneiras a nível mundial.

A Academia possui atualmente 2.355 membros, dos quais somente cinco são brasileiros. Graduado em engenharia elétrica e com mestrado e doutorado em engenharia de sistemas e computação, Veiga também é membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Nacional de Engenharia e do Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineeers (IEEE), além de ter recebido a Medalha Presidencial do Rio Branco e a do Mérito Científico por contribuições à ciência, tecnologia e engenharia no Brasil e no exterior.

Para o ex-presidente da Eletrobrás e Vice Presidente do World Energy Council, José Luiz Alquéres, a escolha da NAE é de plena justiça pela enorme contribuição do profissional ao progresso da engenharia, planejamento e da melhoria da tomada de decisão no setor elétrico brasileiro e internacional, acrescentando sua liderança na formação de profissionais qualificados.

Já Jerson Kelman, professor da COPPE-UFRJ e ex-diretor geral da ANA e da Aneel, comentou que grande parte do que mundialmente se utiliza para modelar sistemas complexos se deve ao trabalho de Veiga, e o CEO da PSR, Luiz Barroso, referiu-se ao colega como alguém que sempre buscou ultrapassar as fronteiras da modelagem analítica, “com muita dedicação, humildade e visão estratégica”.