Neoenergia inicia entrega de refrigeradores especiais para vacinas

Mais de 700 equipamentos irão contribuir com as campanhas de imunização contra Covid-19 em 673 municípios brasileiros

A Neoenergia iniciou na última quinta-feira, 18 de fevereiro, o processo logístico para entrega de mais de 700 refrigeradores científicos destinados ao armazenamento de vacinas. Os equipamentos doados pela companhia irão contribuir para as campanhas de imunização em 673 municípios beneficiados pela iniciativa.

As primeiras câmaras de refrigeração estão sendo entregues na Bahia e em Pernambuco, em municípios próximos a Feira de Santana e postos de saúde do Recife. Já São Paulo e Rio Grande do Norte, nas áreas de concessão da Elektro e Cosern, devem receber as primeiras unidades na próxima semana.

A doação totalizou R$ 7,5 milhões em recursos e integram o Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel, e terá distribuição gradativa até o final de abril. A escolha dos municípios atendidos pelas distribuidoras do Nordeste, se deu pelo Índice de Desenvolvimento Humano até 0,61 e, de São Paulo, com o índice até 0,74.

Em nota, a subsidiária brasileiro do grupo espanhol Iberdrola afirmou que os equipamentos são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml. Possuem ainda temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, além de sensores e bateria para o armazenamento adequado das doses.