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Com a meta de alcançar a marca de 150 mil clientes nos próximos três anos, a Sou Vagalume chega ao mercado da geração distribuída compartilhada querendo os pequenos médios e consumidores de energia do estado de Minas Gerais. A empresa é uma Joint Venture da Perfin Asset e a Comerc Energia, por meio, respectivamente, da Mori Energia, que atua na geração compartilhada, e a DOC 88, de desenvolvimento de soluções tecnológicas. O acesso a Sou Vagalume é feito por meio de uma plataforma digital –  desenvolvida pela DOC 88 – que permite um acesso mais fácil e simplificado para o consumidor.

De acordo com a CEO da empresa, Josiane Palomino, no mercado de varejo, a capilaridade no atendimento é necessária de modo que o cliente possa ter acesso a plataforma quando quiser. “É para que além de ter esse protagonismo, sinta-se bem atendido”, explica.

Quando o cliente opta pela GD compartilhada, passa a usar a energia solar produzida nas fazendas solares e a energia é distribuída por meio de créditos diretamente na conta de luz dos consumidores. Minas Gerais aparece como forte aliado para a Sou Vagalume, uma vez que o estado é um dos líderes da modalidade, com 860 MW e Uberlândia é a segunda colocada no ranking da geração, perdendo apenas para Cuiabá (MT).

A adesão é feita em apenas três etapas. Primeiro o consumidor acessa o site e insere suas informações básicas, sendo apresentado aos planos disponíveis e uma simulação de economia. Em seguida, o consumidor escolhe o plano, pede a adesão e recebe os documentos por e-mail e a assinatura é digital. Por último, a Sou Vagalume trata da burocracia junto a distribuidora e em alguns dias o cliente é informado a partir de quando virá o seu desconto na conta de luz. A economia vai de 12% a 20%. Não há pagamento de adesão na assinatura, cujo valor tem custo equivalente ao que o cliente pagaria para a distribuidora, mas com o desconto que será contratado. “Se o cliente iria pagar R$ 200 para distribuidora, ele vai pagar R$ 160”,. explica Daniel Luz, diretor de Operações da Sou Vagalume.

O público alvo fica com os consumidores residenciais com consumo médio mensal a partir de R$ 200;  Comércios, Indústrias, Condomínios e Micro Empreendedor Individual Consumo médio mensal a partir de R$400; e Propriedades Rurais com consumo também com consumo de R$400. O cliente rural vai receber uma atenção especial da empresa, por ser visto como um mercado. “É um público muito especial para Minas, é uma figura relevante para  a economia do estado”, avisa a CEO da empresa.

Até o fim do ano, a previsão é que a Sou Vagalume conte, em conjunto com a Mori, com 139 MW em 34 usinas. De acordo com Daniel Luz,  mais usinas estão previstas para os próximos anos. Cidades como Janaúba, Pirapora, Lagoa Grande e Mato Verde são algumas em que as usinas estão localizadas.

Para a CEO da empresa, ainda é difícil prever um desfecho da revisão das regras da Geração Distribuída, mas ela acredita que a solução final deverá continuar a desenvolver e incentivar a modalidade no país. “A gente conta com isso. Acreditamos muito no potencial de GD”, afirma.