A EDP Brasil anunciou a assinatura de um contrato de compra e venda, através da subsidiária EDP Grid, da AES Inovação Soluções de Energia e suas subsidiárias, com a AES Brasil. A AES Inovação é uma plataforma de investimento em geração solar distribuída com um portfólio de cerca de 34 MWp localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em diferentes estágios de desenvolvimento.
Desse total, aproximadamente 16 MWp referem-se a empreendimentos contratados e em operação comercial, garantindo acréscimo de receita no curto prazo. Os demais 18 MWp são caracterizados por projetos ready to build em Minas Gerais, que permitirão à EDP Brasil o desenvolvimento da obra, a contratação em mercado estratégico e o aproveitamento de sinergias operacionais com outros ativos na região.
O investimento total estimado é de R$ 177 milhões, considerando o valor de aquisição de R$ 101,7 milhões, a ser pago na data de fechamento da operação, e o investimento estimado para desenvolvimento dos projetos. A conclusão do negócio, prevista para o segundo trimestre deste ano, está sujeita à verificação de condições precedentes regulatórias, além de outras medidas de natureza fundiária e ambiental necessárias para o desenvolvimento dos projetos.
A EDP afirmou que o negócio reforça o compromisso de investimento em fontes renováveis no segmento de geração solar distribuída, ampliando sua carteira de projetos em cerca de 50%, e mantendo o segmento como uma importante vertente de crescimento.