Pensando no uso de novas tecnologias, a EDP Brasil firmou parceria com a Aquarius Software e passou a oferecer Soluções de Eficiência Energética. Além de redução de custos, a mudança trouxe um novo modo de acesso à informação com sustentabilidade e segurança.
A EDP atua com serviços de soluções em eficiência energética desde 2016. Inicialmente, a supervisão e a gestão das operações em Campinas, Gravataí e São Paulo era feita por meio de recursos analógicos, mas com três plantas de geração de vapor e uma planta de geração de água gelada, havia um plano de crescimento, o que aumentou a necessidade de acompanhar as operações em tempo real, a partir de um único local físico e um único ambiente virtual.
A escassez de dados estruturados impossibilitava obter informações sobre a disponibilidade e o funcionamento de seus equipamentos, dificultando sua manutenção. Desta forma, a EDP Brasil identificou a oportunidade de estruturar essa operação com base no plano de crescimento dos seus Serviços de Eficiência Energética. Assim, era necessário que esse novo sistema pudesse atender stakeholders internos e externos, partindo de Porto Alegre, oferecendo escalabilidade e disponibilidade de informações em tempo real, impactando positivamente a prestação do serviço, elevando a operação e manutenção para um nível superior.
Baseada em software da GE Digital, a solução da Aquarius Software foi implantada no Centro de Serviços (COS), integrando as atividades através do monitoramento remoto e equipando tanto o COS como as localidades monitoradas com tecnologias capazes de fornecer informações estratégicas e operacionais, como o tratamento de dados extraídos dos monitoramentos para fazer previsibilidade de manutenções e garantir a disponibilidade dos equipamentos para os clientes.
Os softwares da GE Digital aplicados neste projeto foram: Proficy iFIX (sistema de supervisão com interface web), Proficy Historian (base de dados temporal), Proficy Plant Applications (ferramenta de modelagem e cálculos) e Driver IGS (sistema de coleta de dados). Foi também utilizado o hardware UNO da Advantech para a coleta de dados nos clientes e o sistema Power BI da Microsoft para apresentação de relatórios.
Esse conjunto de software e serviços adquiridos de maneira modular foi decisivo, por permitir o crescimento da operação e inclusão de novos recursos de acordo com a mudança da demanda.
Os softwares estão instalados em Porto Alegre/RS, onde fica a sala de controle. Em cada cliente está instalado o dispositivo para coleta e transmissão de dados. A equipe da EDP conta com um videowall na sala de controle, de onde opera os processos e visualiza em tempo real dados como temperaturas, vazões e pressões, além de indicadores de performance (KPIs), como tempo de utilização de equipamentos e taxa de disponibilidade. Cada cliente tem um acesso específico, que lhe permite monitorar em tempo real somente os seus processos e receber periodicamente relatórios consolidados referentes às suas instalações.