A Energisa deu início as obras para as futuras ligações do Programa Luz Para Todos (PLPT) em 2021, em Rondônia. Com mais de 6 mil ligações previstas, o programa visa ampliar a rede de energia em áreas rurais e receberá cerca de R$ 90 milhões dos R$ 747,5 milhões em investimentos anunciados pela distribuidora para o estado.
Para a companhia, a ampliação do acesso à energia no Luz para Todos, que está recebendo 44% a mais de investimento do que no ano passado, é um resultado importante das obras de infraestrutura que estão sendo feitas no estado, cujo resultado será a oferta de energia suficiente para atender o equivalente a dois municípios do tamanho de Porto Velho.
Segundo a empresa, os moradores das linhas 22 e 26 da Gleba Rio das Garças, distante 38 km do centro de Porto Velho, já estão vendo os primeiros trabalhos na região. Serão 87 novas ligações para atender essa comunidade que tem sua economia baseada na agricultura familiar. A Energisa informou que as obras seguem o cronograma definido pelo Comitê Gestor Estadual do programa e homologado pela Aneel para cada município.
A distribuidora destacou que ainda durante março, está programado o início da obra da Linha C 90 do distrito de Rio Pardo. A comunidade está em meio a Floresta Nacional do Bom Futuro, a 403 quilômetros da capital.