A Ambev fechou um contrato com a Enel X, a Eletra e o Grupo Imediato, para a transformação de 102 caminhões a diesel em elétricos. Com início em 2020, a parceria rodou um piloto em que dois veículos da cervejaria foram eletrificados e passaram a circular entre os centros de distribuição da Zona Sul de São Paulo e região, fornecendo dados positivos e que serviram de incentivo para a extensão do retrofit de uma maior parcela da frota.

De acordo com os resultados, o novo caminhão elétrico emite apenas 0,05 kg de CO2 por viagem, quase zerando a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, consome em média 1 kW/h por quilômetro, mostrando economia superior a 70% em relação ao similar movido a combustível fóssil. Sem contar a redução de manutenção e maior viabilidade de entregas em determinados locais, devido à ausência de ruído dos veículos.

“Ficamos muito satisfeitos com a eficiência e enxergamos o retrofit como uma alternativa para acelerar a entrada de veículos elétricos na operação, reduzindo a emissão de poluentes em todo o ecossistema”, comenta Marco Aurélio Filho, Gerente de Suprimentos Logística da Ambev, que objetiva reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025.

Com início da operação prevista para junho de 2021, os 102 caminhões modificados irão rodar pelos centros de distribuição de Curitiba, Campinas e Embu das Artes, que tem como operador logístico o Grupo Imediato, responsável por fornecer os caminhões, soluções logísticas e parte operacional. Já a linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais realizará o investimento na infraestrutura de recarga e na modernização dos veículos.