Prosegur Cash investe em eficiência energética com painéis fotovoltaicos

Com geração de 85,68 kWp MWh por ano na região, empresa pretende ampliar o projeto para mais municípios até o fim de 2021

A Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de Logística de Valores do Grupo Prosegur, informou que está desenvolvendo um projeto de eficiência energética e que já possui 15 bases de trabalho alimentadas por painéis fotovoltaicos localizados em nove estados brasileiros de Norte a Sul.

Segundo a empresa, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, as placas geram 85,68 MWh por ano, com fornecimento de energia para o funcionamento das atividades operacionais da Prosegur Cash em sua unidade instalada. A expectativa da empresa é ampliar as bases solares em mais 21 municípios no Brasil todo até o fim de 2021 e chegar a 2000 MWh/ano. A substituição da energia elétrica por placas reduziu em 20% no consumo de energia elétrica e garantiram 9% de economia na geração de energia.

Além de Volta Redonda, os painéis solares estão instalados nos municípios de Rio Branco (AC), Itabuna e Barreira (BA), Imperatriz (MA), Divinópolis, Sete Lagoas e Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Castanhal, Parauapebas e Redenção (PA), Linhares (ES), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), fornecendo energia às unidades da Prosegur Cash por meio da geração solar, o que evitará a emissão de 331 toneladas anuais de CO2, o equivalente ao plantio de 2432 árvores/ano. Em média, 63% da energia consumida nessas bases advém da geração solar. Em Itabuna, na Bahia, 104% do consumo de energia é a partir da geração solar.

A companhia destacou que o projeto de eficiência energética liderado por sua área de Gestão de Meios, faz parte de uma série de ações de sustentabilidade que o Grupo Prosegur vem desenvolvendo nos países onde atua. A empresa complementou que acaba de aderir ao “The Climate Pledge”, que tem o compromisso de zerar, até 2040, o saldo de emissões de gás carbônico, uma década antes da meta do Acordo de Paris. Até o momento, 53 organizações, incluindo a Prosegur Cash, assinaram o acordo, o que representou um sinal importante sobre o rápido crescimento na procura de produtos e serviços que ajudam a reduzir as emissões de carbono.