Cemig desenvolve aplicativo para acompanhar operações de usinas em tempo real

Ferramenta possui um perfil específico para a contato com a Defesa Civil

A Cemig desenvolveu um aplicativo que divulga informações atualizadas sobre a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS) da área de concessão da companhia. Denominado de “Proximidade”, a ferramenta é mais um importante canal de informação, principalmente, para as populações do entorno das usinas, que são influenciadas diretamente pela operação dos reservatórios.

De acordo com a Cemig, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu para facilitar a disseminação da informação entre as comunidades ribeirinhas, representantes e lideranças municipais e órgão de defesa civil. Nesse contexto, é importante destacar que, desde 2005, a Cemig mantém o Programa Proximidade, que se relaciona e realiza várias reuniões com os órgãos de defesa civil municipais, além do Corpo de Bombeiros e lideranças locais.

O aplicativo Proximidade também tem um perfil específico para a Defesa Civil e mantém um contato permanente com os coordenadores desses órgãos nos municípios. Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório/barragem. Também por plataforma web, os órgãos de proteção e defesa civil têm acesso à visualização e impressão de mapas temáticos em diferentes escalas e tipos, tais como fotos de satélite, guias de ruas e mapas de terreno, contendo a extensão das manchas de inundações para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.

Os interessados podem fazer o download, que é gratuito, nas lojas “Playstore Android” e “IOS-celular”.