Celpe instala usina fotovoltaica no Hospital da Mulher de Recife

Equipamento deve gerar uma economia superior a R$ 240 mil por ano na fatura de energia da unidade de saúde

A Celpe e a Prefeitura do Recife deram início ao projeto de instalação de uma usina solar fotovoltaica no Hospital da Mulher – Doutora Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado. O equipamento possuirá cinco sistemas de 60 quilowatt pico (kWp) e dois de 10kWp, capacidade instalada de 320kWp. A expectativa é que a geração promova uma economia anual de 536,7 megawatt hora (MWh) de energia elétrica, o que representa R$ 240 mil de diminuição anual na conta do hospital.

Segundo a distribuidora, a usina do Hospital da Mulher, que será construída por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Aneel, será uma das maiores instaladas pela empresa. A unidade de geração de energia solar ficará atrás apenas das duas instaladas na Ilha de Fernando de Noronha e a da Arena de Pernambuco, todas construídas pela concessionária.

A Celpe informou que as obras para a instalação dos 725 módulos de 440Wp devem começar ainda nesta semana. A intenção da concessionária é entregar a usina pronta e funcionando para a Prefeitura do Recife até o final do mês de maio. Além da instalação de uma nova usina fotovoltaica, a Celpe ainda promoveu a substituição de 4.336 lâmpadas na instituição, em 2018, gerando uma economia de 66,16 MWh/ano.