A empresa Via Varejo anunciou que mais 50 lojas no estado do Rio de Janeiro terão energia elétrica proveniente de fontes renováveis, no caso de duas usinas solares que entrarão em operação ainda no primeiro semestre desse ano, a primeira até abril, juntando-se a outra UFV inaugurada em 2018 e que atende mais de 70 filiais em Minas Gerais.
A empresa afirmou que planeja adquirir outros empreendimentos ainda este ano para fornecer energia aos demais estados da federação, ampliando assim seu portfólio renovável e colaborando para cumprir a meta de ter 80% do seu consumo vindo de fontes limpas até 2025, seja através de incentivadas no Mercado Livre de Energia ou Geração Distribuída.
A varejista dobrou a quantidade de unidades migradas entre 2019 e 2020 e possui um plano agressivo para triplicar nos próximos anos esse número, passando de 68 para 208.
Nos últimos anos, a companhia vem implantando uma série de iniciativas para redução do consumo de energia nas lojas com a modernização do sistema de iluminação, substituição de lâmpadas obsoletas por modelos mais eficientes, econômicos, com maior vida útil, proporcionando a redução na demanda energética e aumentando o nível de iluminação.
O sistema de iluminação do Centro de Distribuição em Jundiaí contou com a troca de 10.500 lâmpadas e luminárias, além da implantação de um sistema de automação, proporcionando redução de 65% no consumo. Além desse CD, a modernização do sistema de iluminação também foi realizada no Centro de Camaçari e na sede da empresa.