Receita de R$ 113,7 milhões em 2020 supera expectativas do Lactec

Centro de pesquisa concluiu no ano 22 projetos de P&D para energia, petróleo e gás

A receita de R$ 113,7 milhões do Lactec em 2020 ficou no mesmo patamar de 2019. De acordo com o centro de pesquisa, o valor vem como resultado das soluções, projetos, ensaios e serviços especializados desenvolvidos ao longo do ano. A receita operacional líquida teve um aumento de 30% na comparação com o ano anterior como reflexo das medidas de diversificação do portfólio e racionalização das despesas para garantir o equilíbrio nas contas. Na avaliação do Lactec, os resultados de 2020 superaram as expectativas, mesmo em um período considerado como crítico no aspecto econômico.

Entre as realizações do Lactec em 2020, destacam-se a conclusão de 22 projetos de P&D para os setores elétrico e de petróleo e gás, incentivados pela Agência Nacional de Energia Elétrica e Agência Nacional do Petróleo, além de P&Ds em eletrônica embarcada e desenvolvimento de softwares, com contrapartidas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e, ainda, com incentivos da Lei de Informática.

Para o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, a pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de as empresas vislumbrarem a tecnologia e a inovação como fatores decisivos para reduzir custos, melhorar o desempenho operacional, aumentar a produtividade e ser sustentável. De acordo com ele, o esforço do Lactec, como parceiros tecnológicos do setor produtivo, tem sido no sentido de estimular a inovação e antecipar as soluções para que as empresas conquistem esse diferencial competitivo.

O diretor comercial do Lactec, Carlos Eduardo Ribas, atribuiu o excelente desempenho da empresa, mesmo em um ano desafiador para a economia global, ao reposicionamento estratégico, que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. Segundo Ribas, esse novo olhar para o mercado tem permitido enxergar novas oportunidades de negócio e expandir as operações como provedores de soluções tecnológicas para além do setor elétrico. O diretor se referiu a setores como o de saneamento, para o qual o Lactec estruturou um produto específico.

A entrega dos relatórios do diagnóstico socioambiental dos danos decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, pertencente à Samarco, em Mariana (MG), foi um dos grandes feitos do Lactec em 2020. O trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2017 para apoio técnico à força tarefa formada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público de Minas Gerais e Espírito Santo, tornou-se uma referência em diagnósticos ambientais pela sua complexidade, que não encontra precedentes em nenhum outro país. Caberá ainda ao Lactec concluir o trabalho com a entrega do relatório de valoração dos referidos danos.

A formação de novas parcerias internacionais para somar competências e ampliar as possibilidades de pesquisas e formação profissional também marcou o ano de 2020. Exemplo disso foi o acordo de cooperação com a Texas Tech University, uma das maiores instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos. O Lactec também intensificou, em 2020, a aproximação com startups para a estruturação de modelos de negócios inovadores, que favoreçam a alavancagem dessas pequenas e médias empresas e viabilizem a oferta de novas tecnologias para o mercado e à sociedade.