A Enegix Energy anunciou na última terça-feira, 16 de março, um memorando de entendimento com a empresa de engenharia e construção norte-americana Black & Veatch para concluir o estudo de viabilidade da planta de hidrogênio verde no Ceará. Com investimentos de US$ 5,4 bilhões, a Enegix vai construir uma usina que vai produzir mais de 600 milhões de kg de hidrogênio verde por ano quando estiver totalmente operacional em 2025.

De acordo com o comunicado, os trabalhos envolvem desenho técnico, seleção de fornecedores e tecnologia, planejamento de execução, cronograma do projeto, avaliação de riscos, estratégia de logística e estratégia de compras. A Black & Veatch foi selecionada pela sua experiência em grandes projetos de gás e hidrogênio. De acordo com Wesley Cooke, fundador e CEO da Enegix, a equipe da B&V tem a capacidade de avaliar todos os aspectos do projeto, com habilidades que cobrem a produção, manuseio, transporte, armazenamento e distribuição de H2 seguindo os mais altos padrões de segurança e eficiência.
Segundo Cooke, a Black & Veatch contribui para a transição dos combustíveis fósseis para o hidrogênio.

Gary Martin, Diretor Executivo da divisão de Petróleo e Gás da Black & Veatch, se mostrou entusiasmado em participar do projeto, já que instalações como a proposta pela Enegix no Ceará estão no cerne de fazer do hidrogênio um componente essencial de uma economia global com zero carbono.